quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

DIA 03 - BORDA DA MATA A OURO FINO - 30 KM

Apesar do Caminho da Prece ter sido concluído aqui em Borda da Mata, conforme relatamos no início, deixamos nosso carro na cidade de Ouro Fino. Para voltar ao carro, faríamos o Caminho da Fé, só que de forma inversa (Borda da Mata a Inconfidentes a Ouro Fino).

Acordamos às 06h00 e fomos fazer nosso profícuo café da manhã, que estava bem sortido!

Arrumamos nossas tralhas e partimos às 07h30. Antes de sair, pegamos o último carimbo do caminho e o certificado de conclusão do Caminho da Prece.

Agradecemos ao dono da pousada e seguimos viagem.

Como de praxe, segue um pequeno resumo sobre a cidade que acabávamos de deixar:
______________________________________________________

Cidade de Borda da Mata -  A emancipação política ocorreu no ano de 1.924 e sua festa é comemorada em 16/07 - Aniversário da Padroeira da Cidade. Em seu centro, é possível contemplar uma grande praça e a basílica de N. Sra. do Carmo. A cidade também faz parte de nossa famosa rota peregrina Caminho da Fé. Grande produtora de café, também tem participação expressiva na produção de milho, feijão, arroz, mandioca e batata. Na pecuária, também destaca-se na criação de gado de corte e galináceos. Sua população é de aproximadamente 18 mil pessoas.

___________________________________________________

CICLOVIAGEM

• Data:                  25/12/2017
  • Estação:             Verão temp.: mín. de 20º / máx. 25º
  • Altimetria:         766m ascendentes / 810m descendentes
  • Quilômetragem: 30 km
  • Cidades:             Borda da Mata a Ouro Fino (Caminho da Fé)

______________________________________________________

Como decidimos percorrer o Caminho da Fé invertido, achei que teríamos alguma dificuldade ou  ficaria talvez um tanto confuso. Mas, diferente disso, foi bem tranquilo achar e seguir pelo caminho. Nos primeiros quilômetros, fomos agraciados com uma de minhas flores preferidas: girassóis!

Após algumas subidas, as casas foram ficando para trás e paisagens 'by Caminho da Fé' foram surgindo a nossa frente!

Já nas primeiras horas do dia, passamos a subir. Brincava com Filipe, dizendo: 'Acho que chegamos no Caminho da Fé, o que você acha?' Isso porque o caminho é famoso pelas difíceis subidas e descidas. No entanto, é também exatamente isso que dá tanta beleza ao lugar. Outra particularidade é que, após uma longa e difícil subida, sempre há uma longa e revigorante descida!

Seguimos em silêncio, apreciando cada minuto neste pedacinho de paraíso!

Chegamos a um vale e a subida mais exigente do dia. Antes de descer, para enfrentar a dura subida, paramos e contemplamos a bela imagem que se apresentou a nossa frente!

Neste trecho, após um longo e acentuado declive, chegamos a chácara do Sr. Anardino, um personagem muito famoso, do Caminho da Fé.

Neste ano, infelizmente, não o conseguimos encontrar. No ano anterior, ficamos uns 20 minutos papeando com ele aqui. Na ocasião, ele até nos convidou a entrar e aguardar o almoço. Conforme disse, podia matar uma galinha pra gente almoçar com ele! Hoje, tinha brincado com o Filipe que, caso nos convidasse novamente, eu aceitaria. Foi uma pena não o encontrarmos!

Caminho da Fé - 2016 - Kaujakk
(http://kaujakcaminhodafe.blogspot.com.br/2016/09/terceiro-dia-inconfidentes-tocos-do.html)

Após sua casa, seguimos em franco ascenso! Até consegui pedalar por alguns quilômetros, mas terminei a subida empurrando a bike.

Quase no final desta elevação, tivemos o privilegio de conhecer um peregrino chamado Benedito Modesto. Soubemos que é a quarta vez que faz esta peregrinação. O que me chamou atenção são suas longas jornadas, já que ele caminha as mesmas distâncias que fazemos pedalando! Ao retornar para casa, pude acompanhar seu dia a dia. Foi emocionante vê-lo chegar a Aparecida!

Alguns quilômetros a frente, chegamos no ponto mais alto do dia! Em nossa retaguarda pudemos contemplar a magnífica paisagem que se despedia.

Na sequência de nosso caminho conhecemos mais um peregrino.

José está em sua primeira peregrinação e muito ansioso para chegar ao fim... como marinheiro de primeira viagem, está vencendo suas dúvidas e dificuldades para descobrir seu poder e  força. De acordo com ele, planejava terminar sua jornada em 01/01/2018, algo que foi bem sucedido. Ficamos uns 20 minutos ou mais conversando com ele. Nos falou um pouco de sua vida, que já está aposentado, viaja bastante e que havia estado em Portugal há menos de um mês. Disse que, se fosse possível, marcaria um jantar em sua casa para tomarmos um vinho

Após essa conversa revigorante, seguimos em nossos ritmos, pedalando, apreciando e parando para registrar os últimos minutos de nossos maravilhoso caminho.

Tínhamos a intenção de dar um abraço em Eliana, da pousada Morada do Sol. No ano passado, pudemos conhecê-la e saber um pouco de sua história. Após uma peregrinação pelo Caminho da Fé, decidiu oferecer sua casa como ponto de apoio e se tornar uma hospitaleira, para retribuir o carinho que recebeu em sua experiência. Sabemos que tem sido bem sucedida, pelos relatos de quem passa por ali. Hoje, infelizmente, ela não estava em casa.

Segue os últimos quilômetros que antecederam a cidade de Inconfidentes.

Às 11h00 fizemos cheking na cidade de Inconfidentes.

Novamente passamos pela placa que registram os dois caminhos.

E seguimos por mais 11 km em uma bela estrada, até Ouro Fino.

Olha os pés de café lotadinhos!

Exatamente uma hora depois, chegamos ao ponto final de nossa viagem, a Igreja de Ouro Fino. Tivemos direito de ouvir até os badalos das 12h00.

Nosso carro havia ficado há dois quarteirões dali, em frente a Pousada Canto de Minas. Seguimos até lá, guardamos as magrelas, entramos no carro e saímos a procura de um restaurante. Como era natal, estava quase tudo fechado pela cidade, por isso, seguimos para a rodovia e almoçamos no caminho para casa.

O final de um assunto é sempre melhor que o seu começo, já que trás consigo os resultados de um planejamento e as lembranças dos bons momentos vividos. Do meu ponto de vista, o resultado de uma boa viagem não se mede pelo valor gasto ou pela distância e status que aquilo pode ter. Eu meço pelos fôlegos que perdi, ante as belezas que vi... meço pelos sorrisos que dei, ante as graças que a vida me presenteou... meço pelas pessoas queridas que ganharam um espaço em minhas mais doces lembranças. Desde que aprendi que o turismo de experiência tem esse poder marcante em meu ser, não penso em buscar outra forma mais perfeita de me recrear. E com certeza, quando tentar lembrar de algum momento bem vivido no ano de 2017, as imagens deste belo caminho estarão em minha memória!

E, para finalizar, minha maior pré-ocupação antes da viagem não se concretizou! Não choveu onde estivemos, nos três últimos dias. No entanto, encontramos a 'danada' na estrada, há poucos quilômetros de casa. Será que um dia vou aprender que a pré-ocupação não tem valor nenhum na vida?! Assim espero!

E QUE VENHAM NOVOS CAMINHOS, EXPERIÊNCIAS E PESSOAS, EM NOSSAS VIDAS... HOJE E POR TODA A ETERNIDADE!

Obrigada Vida
Obrigada Fi
Obrigada Jeová
___________________________________________________

Segue pontos em destaques do caminho: